Seja bem-vindo(a)!

Aproveite esta oportunidade para compartilharmos informações, textos, ideias e reflexões a respeito do processo de ensino e aprendizagem.
O conteúdo deste blog é direcionado a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições públicas e particulares de ensino, além de psicopedagogos, pais e interessados na prevenção contra problemas de aprendizagem.

Pense Nisso!


Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos
(Provérbio antigo)



segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O QUE A CRIANÇA VÊ, ELA FAZ...

É importante ter sempre em mente: A CRIANÇA É UM SER EM FORMAÇÃO. ELA APRENDE MUITO MEDIANTE O EXEMPLO.


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TELEVISÃO: AMIGA OU INIMIGA? II

Televisão: amiga ou inimiga?

A televisão é o mais influente meio de comunicação social, pois alcança milhões de pessoas ao mesmo tempo e consegue ser entendido por todas elas, ainda que de formas diferentes, pois cada indivíduo interpreta ao que assiste na TV em função do conhecimento que já tem sobre as coisas.
A TV informa, diverte, estimula a fantasia e a imaginação e traz para você, o telespectador, notícias, versões do que está acontecendo perto de você ou em lugares distantes. E você assiste a tudo isso, deitado ou sentado, dentro de sua própria casa.
Fala-se muito ainda que as crianças não lêem, não vão bem na escola, não estudam, têm dificuldades de se expressar porque assistem à televisão quase todo o tempo. Esse é um preconceito já desgastado e que procura transformar a televisão em bode expiatório. Se a criança acaba assistindo a cinco horas de TV por dia em vez de brincar fora de casa e com amigos é porque alguma coisa errada está acontecendo. Na certa, a sociedade e a cidade não estão oferecendo a ela outras opções de lazer.
Por que a televisão se torna uma coisa tão atraente? Se outros tipos de divertimentos fossem propostos às crianças, será que não as atrairiam também?
Está na hora de a escola aliar-se à televisão. A TV pode ajudar no trabalho em sala de aula, inclusive ensinar as crianças a se tornarem mais seletivas e críticas em relação aos programas e ao próprio veículo. Pela linguagem verbal, aliada aos outros sons e às imagens, é possível fazer uma análise do que se está vendo. Por exemplo, se você observar os comerciais de TV, sobretudo aqueles destinados ao público infantil, verá que há coisas muito bonitas e positivas. O comercial brinca com adjetivos, com diminutivos de nomes, com a rima, com a linguagem afetiva da criança e usa muito a linguagem poética. O professor de português pode aproveitar tudo isso para ensinar a refletir sobre os usos da nossa língua e também para alertar sobre a presença constante de imperativos disfarçados que são embutidos em todos os comerciais. Eles dão ordens nem sempre muito claras. E você não deve nem precisa obedecer a eles, a menos que faça uma análise crítica do que mostram e dizem e concorde com isso.


Maria Thereza Fraga Rocco. Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo. Autora do livro Linguagem autoritária, televisão e persuasão.


Fonte:
BRAGANÇA, Angiolina; CARPANEDA, Isabella. Bem-te-li: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 1999. (Coleção Bem-te-li; v. 4)

TELEVISÃO: AMIGA OU INIMIGA? I

Televisão: amiga ou inimiga?

Ninguém divida que a televisão é o mais influente dos meios de comunicação de massa e, desde algum tempo, ela tem sido objeto de estudos, especialmente nas áreas que a relacionam como fonte de influência sobre as pessoas e principalmente sobre a criança.
Criança e TV formam um binômio. Uma situação justificada por muitos fatores, grande parte deles fruto da sociedade moderna. É difícil imaginar uma casa com criança sem imaginá-la absorvida pelo mundo que desfila na tela.
Uma das mais graves distorções que a TV passa vai se refletir no campo das emoções. Quem cresce com a educação do veículo aprende o amor de uma maneira muito fantasiosa. A vida real não é tão benévola quanto a fictícia: o happy end é difícil, mas a TV ensina que é sempre possível.
Outro risco é a criança receber tudo de forma muito passiva, sem interferir em nada, sem desenvolver argumentos para conseguir alguma coisa, o que é muito diferente do que ocorre na sua família ou na sua escola. Diante da televisão, basta que veja, que percorra o olhar: tudo já está ali, pronto; e o que é pior, do modo com que outros querem que ela veja. A televisão fala para você, mas não permite uma resposta do telespectador.
Se a TV não exige da criança decisão nem poder de concentração ou disciplina, o que dizer dos reflexos na postura física? Ela vai ficando largada, escorregando cada vez mais no sofá, parada. E criança foi feita para estar em movimento. Além disso, passar muito tempo ligado à televisão faz com que os jovens tendam a desenvolver maus hábitos alimentares, como consumir mais refrigerante, batata frita, pipoca e outras guloseimas.
E as excessivas cenas de violência a que o telespectador fica exposto a qualquer hora do dia nos mais diferentes programas? Não importa se é um desenho animado, um filme de sessão da tarde ou uma novela no horário nobre. Todos podem apresentar um tempero demasiado ácido ou modelos de relacionamento extremamente violentos, distorcendo o que se espera de uma educação com respeito e consideração ao próximo.
É impossível ignorar o caráter excessivamente consumista da televisão. Quantos desejos e instintos despertados ou estimulados pelos comerciais ou por cenas inofensivas dos nossos programas preferidos? As propagandas exploram nossas fraquezas e o jovem é muito sensível ao apelo dos comerciais de produtos que dão status – tênis de grife, roupas da moda, importados etc.
Concluindo, é preciso estabelecer limites para o tempo reservado às crianças diante da TV e de avaliar a escolha dos programas vistos por elas, para que não fique prejudicado o mundo da fantasia e da imaginação, dom precioso a ser desenvolvido na infância.


Luiz Cuschnir – Médico psiquiatra, psicodramatista, coordenador do IDEN – Centro de estudos da Identidade do Homem e da Mulher. Autor, entre outros, do livro Homem – Um pedaço adolescente / Adolescente – Pedaço de Homem, Editora Saraiva.


Fonte:
BRAGANÇA, Angiolina; CARPANEDA, Isabella. Bem-te-li: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 1999. (Coleção Bem-te-li; v. 4)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA II


A partir do vídeo postado anteriormente é possível verificar que há possibilidade de estabelecer parceria com a família.
Há inúmeros casos que demonstram a distância entre ambas (escola e família) e casos que revelam a disposição das famílias no que tange a colaboração. Veja o exemplo:
Uma mãe encontra-se desiludida com a professora e a escola. Sabe por que?
O filho apresentou dificuldade de aprendizagem desde o 2º ano (1ª série). Estando no 3º ano (2ª série) foi solicitado a ela que levasse o menino a um psicólogo para diagnosticar o problema. A mãe, sempre atendendo às solicitações, o levou. O resultado foi satisfatório. Seu filho não tinha problemas psicológicos. Então foi encaminhado a um psicopedagogo com a queixa de hiperatividade (diagnóstico da escola). Aqui começou a superação das dificuldades. Depois de ter sido avaliado diagnosticou-se que o menino não era hiperativo e sim, apenas não tinha sido estimulado para a aprendizagem da leitura e escrita. O Psicopedagogo recomendou a utilização de óculos e sugeriu que a mãe providenciasse aulas particulares. A mãe, mais uma vez, imediatamente conduziu-o a um oftalmologista, comprou o óculos e contratou professora particular para que fosse alfabetizado. No período de seis meses aproximadamente o filho aprendeu a ler e a escrever e, quando despertou para a leitura, já estava no 4º ano (3ª série). Surgiu novo problema: ele, feliz, realizava as tarefas cantando baixinho, assoviando... A professora não conseguiu compreender a situação do menino e muito menos o interesse da mãe. Continuou reclamando, afirmando que ele não acompanha as aulas como deveria, constrangendo diante de todos querendo dizer que a mãe dele é desinteressada, não faz nada para corrigi-lo etc.
Conclusão: o filho está com medo da professora porque ela briga muito com ele, a mãe vai transferi-lo de escola porque sente que ele está sendo perseguido pela professora que por sua vez aparenta estar sendo influenciada pela professora do ano anterior que também o rejeitava. A direção e a coordenação parecem não se envolver muito, pois houve um momento em que a professora teve postura agressiva com a mãe e nada ocorreu (a coordenação estava presente).
Ora, o mínimo que poderia acontecer seria a professora pensar pedagogicamente: “se esse menino aprendeu a ler agora ainda está se familiarizando com o universo da escrita. Todo conteúdo trabalhado não foi por ele apropriado como ela esperava. Talvez o processo seja lento até que se adapte. A mãe está cumprindo seu papel da melhor maneira possível. Etc. Etc. Etc.”. Esse é um exemplo de pensamento para demonstrar a necessidade de flexibilizar a idéia que se tem a respeito do comportamento do educando e da família e propor reflexão sobre esse tipo de situação que é tão comum.

Noêmia A. Lourenço

PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A AUTOESTIMA DO PROFESSOR

O PROFESSOR PRECISA SER ELOGIADO. NÃO CUSTA DIZER: PARABÉNS PELO TRABALHO, PROFESSOR!

O aluno é o indivíduo mais importante da escola. É o ser em formação que está lá para aprender e se desenvolver como cidadão, pessoa e para o mercado de trabalho, assim determina a lei.
A parceria da família com a escola é essencial. Isso precisa estar claro para a família de modo que se conscientize sobre sua fundamental importância na vida do (a) filho (a) desde a concepção. Família e Escola unidas fazem a diferença.
Por outro lado, há alguém tão importante quanto a escola e a família no processo de ensino e aprendizagem: o professor. Não dá para fugir dessa realidade.
Há professores que são dignos de honrarias. São excelentes educadores, comprometidos com o trabalho, com a escola. Estão sempre dispostos a contribuir da melhor forma possível com as famílias e, principalmente, com seus alunos.
Muitas vezes ou quase sempre não são compreendidos em suas ações, se veem sozinhos no meio da multidão e mesmo sabedores da falta de reconhecimento seja por parte da escola, família, aluno, sistema continuam desempenhando satisfatoriamente sua função fazendo jus a profissão escolhida.
Em inúmeros casos e automaticamente o professor é: professor, pai, mãe, irmão, tio, avô, médico, assistente social, juiz, advogado, detetive, psicólogo, enfermeiro etc. Às vezes todos esses profissionais de uma vez só diante de uma situação momentânea no cotidiano escolar. É fato inegável.
Cada dia para ele é desafiador, ser professor é um desafio.
O professor sente que por mais que faça nunca está bom, não consegue agradar.
Muitas pessoas o rotula de ‘porcaria’.
Professores que lidam com crianças são os mais desvalorizados.
Ah se todos os educadores tivessem o dom que eles têm!
Há um detalhe pouco ou nada discutido o qual cai num injusto esquecimento: o pedagogo é tão especialista quanto qualquer outro, aliás, é especialista da Educação, portanto com condições plenas para desenvolver o trabalho pedagógico básico e global.
Os professores precisam ter a autoestima elevada de maneira que possam produzir cada vez mais e melhor, e não somente os alunos. Necessitam de atenção tanto quanto qualquer pessoa envolvida no processo educacional.
Existe a Síndrome de Burnout que é um problema sério que acontece com professores e a escola deve estar atenta aos sintomas e auxiliá-los na medida do possível oferecendo um ambiente mais acolhedor, por exemplo. (verifique informações sobre a Síndrome de Burnout em vídeos anteriormente postados neste blog)

Reflita: aluno valorizado + professor valorizado = aprendizagem garantida + prazer ao ensinar e aprender.

Noêmia A. Lourenço

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM II

MAIS CANÇÕES INFANTIS...

1- TIRADENTES (adap. O cravo brigou com a rosa)

Tiradentes subiu à forca
No dia 21 de abril
Com ele foi toda glória
Do nosso imenso Brasil

2 – TIRADENTES (adap. Frére Jacques)

Tiradentes, Tiradentes
Grande herói, grande herói
Da Independência, da Independência
Do Brasil, do Brasil

3 – MÃEZINHA (adap. A praça)

Mãezinha tão querida
Neste dia vou lhe dar
Um beijo demorado e um abraço pra mostrar
Mãezinha tão querida
Como é grande o meu amor
Porque tu és mamãe mimosa flor

Mamãe querida
Tu és a vida
A mão que afaga
O olhar e o perdão
O riso alegre
O beijo doce
Tu és a vida, ó mamãe do coração
Tu és a vida, ó mamãe do coração

4 – MAMÂE (adap. Alegria das Notas)

Dó, o meu amor por ti
Ré, aumenta a cada dia
Mi, serei sempre assim
Fá, farei você feliz
Sol, sua voz é um rouxinol
Lá, estarei perto de ti
Si, indica devoção
A mamãe do coração

5 – PRA MAMÃE (adap. Se esta rua fosse minha)

Pra mamãe, pra mamãe com alegria
Ofereço, ofereço o coração
Dentro dele, dentro dele cada dia
Cresce mais, cresce mais minha afeição

Pra mamãe, pra mamãe anjo querido
Neste dia, neste dia aqui eu vim
Pra ofertar, pra ofertar com alegria
Todo amor, todo amor que eu tenho em ti

6 – PAPAI QUERIDO (adap. Frére Jacques)

Todos juntos, todos juntos
A cantar, a cantar
Ao papai querido, ao papai querido
Alegrar, alegrar

7 – PAPAI (adap. Parabéns pra você)

Papai tão querido
Hoje vamos saudar
E um beijo tão terno
Todos nós vamos dar

8 – PAPAI I (adap. Atirei o pau no gato)

Nesta festa tão querida, da
Do chefão, fão, fão
Da família, lia
Vou mostrar-lhe, lhe
Meu carinho, nho
Minha inteira, minha inteira
Gratidão... E amor!

9 – PAPAI II (adap. Atirei o pau no gato)

Venha cá meu papaizinho, nho
Vou te dar, dar, dar
Um beijinho, nho
Bem juntinho, nho
Um presentinho, nho
Você é, você é, o maioral
Legal!

10 – MEUS DENTINHOS (adap. Frére Jacques)

Meus dentinhos
Meus dentinhos
Vou escovar
Vou escovar
Pra ficarem fortinhos
Pra ficarem fortinhos
E brilhar
E brilhar

11 – TRENZINHO

Piui, piui, piui
Põe a mão no meu ombro
Não deixe o trem descarrilhar
Eu sou a máquina. Vocês os vagões
Os passageiros são os nossos corações

12 – O ÍNDIO

O índio tocou o seu tambor
Plan, plan
Que força ele fez para tocar
Plan, plan
Quando o índio tocou o seu tambor
Plan, plan
Muita gente se assustou
Plan, plan

O indiozinho tocou o seu tambor
Plin, plin
De leve, de leve ele tocou
Plin, plin
O indiozinho tocou o seu tambor
Plin, plin
A ninguém ele assustou
Plin, plin

12 – O DADO DE DUDU (adap. Escravo de Jó)

Dudu tem um dado
O dado é de Dudu
Dudu, dado
O dado é de Dudu

Dudu tem um dado
O dado é de Dudu
Dudu tem um dado
O dado é de Dudu

13 – O REI DA RUA (adap. Caranguejo / Escravo de Jô)

O rato é o rei
Na rua, roda, ri
Namora a rata Rita
Rodopia até cair

Roda, roda, roda
Ri, ri, ri
Roda, roda, roda
Rodopia até cair.

14 – CAMELO (adap. Ciranda, Cirandinha)

A foca toma coca
O camelo como coco
O tatu fica na toca
O macaco lá no toco

15 – A PATA E A PIPOCA (adap. Cachorrinho / Ciranda, cirandinha)

A peteca pula, pula
Lá pertinho do papai
E a pata e a pipoca
Pulam juntas sem parar

Peteca – Ca
Pipoca – La, La, La
Vem cá pular
Com a pata e o papai

16 – A SAPA SAPECA (adap. Ciranda, Cirandinha)

A sapa é sapeca
Pula e roda sem parar
Suja a saia e o sapato
Mas não para de rodar

O sapo lá do rio
Com a sapa foi pular
Sapecou um beijo nela
Com a sapa vai casar

17 – A BARATA BOBOCA (adap. Escravo de Jó)

Barata bobca
Babou no meu fubá
Baba, bebe
Come todo meu fubá

Barata boboca
Vem me dar uma beijoca
Barata boboca
Vem me dar uma beijoca

18 – O PEIXE XERETA (adap. O cravo brigou com a rosa)

O peixe pulou na caixa
Puxada pela bexiga
O peixe subiu, subiu
E TIM... Bum... TIM... Bum... TIM... Bum

O peixe nadou, nadou
Até a beira dor rio
O sapo com uma careta
Falou: Ó peixe xereta

19 – A FAROFA DA PANELA (adap. Garibaldi / Ciranda, Cirandinha)

A barata é careca
A arara é colorida
O urubu só faz careta
O peru é um xereta

A coruja voa, voa
A girafa é amarela
A barata foi comer
A farofa da panela

20 – A GARRAFA BARRIGUDA (adap. Atirei o pau no gato)

A garrafa barriguda – da
Tem um carro – rro
De corrida- da
Lá no barro – rro
Derrapou – pou – pou
Ela berrou, ela berrou
Mas não parou
Tim – bum!


21 – A VASSOURA (adap. Terezinha de Jesus)

A vassoura é danada
Varre, varre sem parar
Assa bolo e varre a casa
Ouve o pássaro assobiar

Roda e pula, assobia
Passa a roupa e lava a pia
Ela é muito asseada
A vassoura é danada

22 – A FORMIGA LEVADA (adap. A pulga e o percevejo)

A levada da formiga
Resolveu se divertir
Picou o pé do urso
Ele estava a dormir

Torce, retorce
E pula num pé só
Caiu perto da árvore
A formiga teve dó

23 – A ESCOVA VAI À FESTA (adap. Senhora Dona Sancha / Ciranda, Cirandinha)

A escova vai à festa
Leva um disco para tocar
Ela vem pela escada
Numa noite de luar

Seu vestido é de seda
Seus sapatos de cetim
O seu rosto é tão bonito
Ela não pode ir sem mim





Músicas I e II (fonte): Magistério (E E Dr. Octávio Mendes – 1986)



quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I

O trabalho com música na sala de aula favorece a aprendizagem.
A música permite o desenvolvimento nos seguintes aspectos: esquema corporal, percepção auditiva, ritmo, percepção visual, orientação espacial, orientação temporal, lateralidade, coordenação motora, socialização, integração, interação, expressão (esquema) corporal, memória, observação, atenção e concentração, fixação de conteúdos curriculares em todas as disciplinas, emoção, afetividade, inteligência musical, inteligência espacial, inteligência intrapessoal, inteligência linguística e inteligência cinestésica-corporal., haja vista que os educandos cantam e ao mesmo tempo movimentam o corpo interpretando a letra (dramatização individual e/ou coletiva).
Considera-se a música um excelente recurso lúdico que ensina promovendo o aprendizado de maneira prazerosa e estimuladora também para a aprendizagem da leitura e escrita.
As parlendas e paródias são variações de atividades que podem ser criadas por professores e alunos e por ambos em conjunto utilizando instrumentos ou não.
Abaixo há letras de canções infantis. Algumas têm indicação de adaptação rítmica, outras precisam ser adaptadas conforme a criatividade.
Vale lembrar que é importante ter clareza quanto aos objetivos que se quer alcançar quando for utilizar a música como recurso pedagógico.

Noêmia A. Lourenço


1- A PULGA

Mexe, remexe
Procuro mas não vejo
A pulga fazendo cócegas
Aqui no meu cabelo...(cotovelo, joelho, tornozelo etc.)
Aqui no meu cabelo...(cotovelo, joelho, tornozelo etc.)

2- NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ

Na loja do mestre André
Eu comprei um tamborzinho (2X)
Turututu um tamborzinho (2x)
Aiolé, Aiolé
Foi na loja do mestre André
(substituir: o nome André por nomes dos alunos / prato, coquinho, sininho, triângulo (os objetos comprados))

3- O REI DAVI

Quando o espírito de Deus
Se move em mim
Eu canto como o rei Davi
Eu canto, eu canto, eu canto como o rei Davi
(eu rezo, eu coço, eu danço etc.)



4- O PALHAÇO

Lá de cima do terraço
Eu olhei para a calçada
Vinha vindo um palhaço
Que me fez dar gargalhadas
A chumba, cara cachumba
A chumba, olé
Que bonita você é.

Convidei o palhaço
Pra brincar de fazer roda
Ele respondeu sorrindo:
Eu prefiro jogar bola.
A chumba, cara cachumba
A chumba, olé
A chumba, cara cachumba
Que bonita você é.

5- A CHUVA QUEBROU O GALHO

Plantei um pé de alface
A chuva quebrou o galho
Rebola, chuchu, rebola
Rebola, se não eu caio

(Plantei uma cenoura, um pé de banana, um pé de abacate)

6- PIABA

Põe a mão na cabeça
Põe a mão na cintura
Dá um remelexo no corpo
Dá um abraço doçura.
Sai, sai, sai ó piaba
Sai lá da lagoa (bis)

Põe as mãos nas pernas
Põe as mãos nos pés
Dá um remelexo no corpo
Dá um abraço doçura.
Sai, sai, sai ó piaba
Sai lá da lagoa (bis)

Põe a mão nos ombros
Põe a mão nos joelhos
Dá um remelexo no corpo
Dá um abraço doçura.


7- DEDOS DA MÃO

Aqui vive alegre pessoal
Família bem original
Um pai, uma mãe, um irmão, uma irmã e um nenê muito alegre e gentil
Que forte é papai polegar
Que boa a mãezinha no lar
O irmão é maior
A irmã é menor
E o nenê vamos embalar.

8- O TRENZINHO

Lá na estação
Bem de manhãzinha
Veja o trenzinho
Todo carregado
E o maquinista toca a manivela

Piuí – ui – ui
Lá se vão, lá se vão

9- O BURRINHO

Suave canta o burro,
quando quer comer.
Se não lhe damos nada
ele urrará.

Tró! Tró! Tró! Tró!

10- DONA SAPA

Dona Sapa não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer

Dana sapa na lava a pá
Na lava parca na cá...
Ala Mara na lagaa
Na lava a pá parca na cá.

Dene Sepe...
Dini Sipi....
Dono Sopo...
Dunu Supu...



11- AS VOGAIS

Cinco irmãzinhas
São as vogais
Sempre juntinhas
Mas não são iguais

A, a primeira é gorduchinha
E, a segunda já é mais magrinha
I, chora fininho
O, é guloso
U, chora grosso com ar de desgosto.

12- MANÉ PIPOCA

M, a-má
N, é-né
Mané
P, i-pi
Mané – pi
P, O – pó
Mané, pipó
C, a – cá
Mané, pipoca.

13 – 31 DE MARÇO (adap. Alegria das Notas)

Dó – um dia, um lindo dia
Ré – foi a revolução
Mi – assim cantaram a mim
Fá – falaram com ardor
Sol – brilhava um lindo sol
Lá – se foi a confusão
Si – não fosse os defensores
O Brasil não seria livre.

14 – O OUTONO CHEGOU (adap. A canoa virou)

O outono chegou
Chegou para ficar
Foi por causa do verão
Que se foi mas vai voltar

No outono as flores caem
Mas os frutos vão brotar
E com eles a alegria
Na merenda escolar.



15 – EU SEI FAZER CONTINHAS (adap. Jingle Bells)

Eu sei fazer continhas
E conto de um a um
Os algarismos todos
Já faço muito bem

Se dois mais dois são quatro
Se um mais um são dois
O resto é muito fácil
Mas fica pra depois

Sei um mais um somar
Subtrair também
Sei um, dois, três contar
Até vinte ou cem

De dois em dois eu conto
De dez em dez também
E mais de cinco em cinco
Melhor do que ninguém.

16 – A PERERECA (adap. Bat Masterson)

A perereca foi à praia
Com um maiô que ela comprou
Chegando lá todo mundo falou
Mas que horror, perereca de maiô


sábado, 1 de agosto de 2009

VOLTA ÀS AULAS

O reinício das aulas no ano corrente tornou-se prejudicado devido a pandemia de Gripe Suína – Influenza A H1N1.
Em vários países, inclusive no Brasil, muitas pessoas já foram infectadas sendo que a maioria conseguiu a cura e, infelizmente, algumas chegaram ao óbito.
As informações estão disponíveis em todos os veículos de comunicação.
Tratando-se da volta às aulas provavelmente os alunos estarão bastante agitados, o que é compreensível.
Várias hipóteses para tanto agito podem ser levantadas:
- expectativa
- ansiedade
- medo
- angústia
- alegria
- saudade
- curiosidade
- liberdade
- dúvida
- preocupação
- vontade de contar e ouvir novidades
- tristeza (talvez tenha passado por momentos difíceis)
- sentimentos divididos entre ‘querer ir à escola’ e ‘querer continuar em férias’, etc.
Os professores não estarão agitados por terem mais controle sobre as emoções, claro, porém retornarão com os mesmos sentimentos e mais, aflitos pela possibilidade de se depararem com resultados diferentes do esperado em relação ao que foi aplicado e avaliado.
Diante desse quadro o ideal é SE PREPARAR tanto a partir da coletividade como individualmente, embora se saiba que o professor deve ESTAR SEMPRE PRONTO para enfrentar os desafios diários da sala de aula.
Há meios de se evitar problemas e consequentemente o estresse: Replanejamento e Planejamento. O primeiro verificando o que deu e o que não deu certo e reformulando conteúdos e metodologias reorganizando a prática docente. O segundo planejar novas propostas.

Sugestões:

1- No primeiro dia da volta às aulas não tenha receio de dialogar com os educandos, tome o tempo que for. Deixe que eles contem, perguntem, exponham seus pensamentos. Tire todas as dúvidas possíveis. Aprendam juntos. Eles terão muito a dizer. Motive-os para a próxima etapa. Realize dinâmicas de grupo de modo que possa ocorrer integração, harmonização no ambiente. Ofereça tranqüilidade. Evite cobranças de aprendizagem da leitura e escrita nesse primeiro momento.
2- Aproveite o assunto atual para elaborar e executar projetos e desenvolver o conteúdo em todas as disciplinas. Isso é possível. Use o poder criativo. Os alunos aprenderão muito.
3- Renove a prática pedagógica. Faça dela algo estimulante para a aprendizagem.
4- Pais, professores, diretores, funcionários, alunos (esses conforme as condições) devem procurar compreender tudo ao redor de todos e de si facilitando o convívio nos grupos: social, escolar, familiar, e o aprender dos que estão em formação.
5 “DEPENDE DE NÓS”!


BOM TRABALHO A TODOS!
Noêmia A. Lourenço

CARTA AOS PAIS (e aos Professores)

Recebi o texto abaixo em algum dos cursos dos quais participei, ou numa das escolas nas quais lecionei, ou ainda em alguma reunião em que estive presente.
Infelizmente não há registro de nome do autor. Portanto, considero ‘autor anônimo’.
De qualquer forma, certamente foi uma mensagem compartilhada para reflexão com os pais dos educandos, por isso estou compartilhando com todos os leitores desse blog.
O conteúdo serve também para os professores refletirem acerca da atuação em sala de aula e para educadores de modo geral.

Boa leitura e reflexão!



CARTA AOS PAIS

1- Não me dês tudo o que te peço. Às vezes meus pedidos querem apenas ser um teste, para ver quanto posso pedir.
2- Não grites comigo. Eu te respeito menos, quando o fazes. E me ensinas a gritar também, e eu não quereria fazer isto.
3- Não me dês ordens a todo o momento. Se em vez de mandar, algumas vezes externasse teus desejos sob a forma de pedidos, eu o faria mais rapidamente e com mais gosto.
4- Cumpre as promessas que fazes, boas ou más. Se me prometes um prêmio, deves concedê-lo assim como um castigo.
5- Não me compares com ninguém, especialmente com meus irmãos. Se me colocas acima deles, alguém vai sofrer. Se me colocas abaixo, eu é que sofro.
6- Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pensa antes, mantendo a decisão.
7- Deixa que eu faça, acertando ou errando. Se fazes tudo por mim, serei um eterno dependente.
8- Nunca pregues uma mentira, nem me peças que eu o faça. Isto criará em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas.
9- Quando te enganas em alguma coisa, admite-o francamente. Isto não te diminuirá a meus olhos, pelo contrário, te fará crescer e eu aprenderei a assumir minhas falhas.
10- Quando te dás conta de um problema meu, não digas que é bobagem, que o tempo corrige ou que não tens tempo. Eu preciso ser compreendido e ajudado.
11- Trata-me com mesma amizade e a mesma cordialidade com que tratas teus amigos. Pelo fato de pertencermos à mesma família não significa que não possamos ser amigos também.
12- Nunca me ordenes fazer uma coisa quando tu mesmo não a fazes. Eu aprendi a fazer sempre e apenas aquilo que tu fazes e não aquilo que tu dizes.
13- Ensina-me a amar a Deus. Não acredite que a catequista ou o padre possam fazer isso em teu lugar.
14- Tudo o que me ensinarem a respeito de Deus, nunca entrará em meu coração e em minha cabeça, se tu não conheces, nem amas a Deus.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

“Ou a gente forma, ou a gente deforma”. (Gavaldon)



Ao falar em Aprendizagem é fundamental considerar que cada indivíduo tem modo próprio de aprender e aprende melhor quando encontra afinidade com o que está sendo ensinado.
Existem Inteligências as quais permitem fácil compreensão gerando o gosto pelo aprendizado.
Numa classe, por exemplo, há alunos que: cantam, desenham, pintam, dançam, calculam, falam, pensam, admiram flores, enfim, tudo com muita facilidade.
Muitas vezes ouvimos as seguintes expressões seja na classe ou a nossa volta: “Eu adoro cantar!”; “Me deixa escrever!” (numa atividade em grupo); “Eu prefiro falar à frente do grupo apresentando o trabalho!”.
Quando se trata da escolha profissional a tendência é buscar atuação nas áreas afins de maneira que se possa bem desempenhar as funções.
Todos esses exemplos demonstram que o ser humano tem capacidades e habilidades utilizadas para desenvolver alguma coisa.
Isso se deve às Inteligências Múltiplas, aspectos poucos discutidos no contexto escolar.
Primeiramente é preciso saber o significado da palavra Inteligência. De acordo com o Dicionário de Português (2003) inteligência é: 1. faculdade de entender, pensar, racionar e interpretar com facilidade; intelecto. 2. Compreensão, conhecimento profundo.
Portanto, diz-se que uma pessoa é inteligente quando ela, eficientemente, apresenta todas essas características mediante suas ações.
Há quem não entende, não pensa, não raciocina, não interpreta, não compreende?
Vale ressaltar que a diferença é que uns têm mais facilidade em determinadas áreas do conhecimento, outros encontram dificuldades e pensando na escola cabe ao professor identificar esses aspectos nos seus alunos para atuar didático-pedagogicamente respeitando as condições de cada estudante.
Faça um teste consigo mesmo: O que você desenvolve com mais facilidade, em que necessita de maior preparo e o que você não consegue ou não gosta de fazer de modo algum?
Segundo Antunes (2001, p.30), “é importante destacar que as pessoas apresentam traços integrados de diversas Inteligências e dessa forma não é possível enquadrar os alunos em apenas uma ou duas. O interessante é procurar observar as Inteligências em que são fortes, as em que são comuns e outras nas quais são fracos.”
Quais são essas Inteligências?
Howard Gardner, psicólogo americano, a partir de estudos científicos, detectou 8 tipos de Inteligência: lingüística, lógica, espacial, musical, corporal, naturalista, intrapessoal e interpessoal.
De acordo com Gardner inteligência é resultado de fatores genéticos ou experienciais podendo ser esculpida “ainda que haja limitações para isso”, conforme afirmou em entrevista concedida à Revista Veja (2007).
Gardner conclui que “a maioria das pessoas é, ao mesmo tempo, inteligente para algumas áreas do conhecimento e limitada para outras”, em média. Afirma também que existem raros casos de gente desprovida de qualquer inteligência.
Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, o psicólogo propõe que a escola ensine no mínimo “dois jeitos diferentes de ver um problema”, ao invés de ensinar o aluno a “ler, escrever e utilizar recursos como um fim em si” somente aprofundando “conhecimento sobre temas mais relevantes”.
Luiza L. Gavaldon (UNIFAI, 2003), professora de Psicologia da Educação no curso de Pedagogia, em uma de suas aulas apresentou características básicas das Inteligências Múltiplas e acrescentou uma (descrita por psicóloga brasileira):

1- Inteligência Lingüística:

Pessoas com alta capacidade de comunicação mesmo que tenham vocabulário reduzido, que saibam dizer bem suas mensagens.
Profissionais: professores, jornalistas, advogados, atores, vendedores, políticos, escritores, publicitários.

2- Inteligência Lógico-Matemática:

É a Inteligência dos que lidam com a lógica e números na área de exatas.
Profissionais: engenheiros, arquitetos, físicos, matemáticos, advogados, contadores.

3- Inteligência Musical:

Pessoas ligadas a sons, ritmos e timbres.
Profissionais: DJs, compositores, cantores, técnicos de som, maestros, músicos.

4- Inteligência Espacial:

Pessoas que lidam com espaço e direção.
Profissionais: motoristas, pilotos, decoradores, arquitetos, almirantes, atletas, bailarinos.

5- Inteligência Cinestésica-corporal:

São pessoas que lidam com o próprio corpo, onde os movimentos do corpo são mais importantes.
Profissionais: dançarinos.

6- Inteligência Naturalista:

Pessoas que trabalham com a natureza.
Profissionais: jardineiros, agricultores, apicultores, biólogos, oceanógrafos, mergulhadores.


7- Inteligência Pictórica:

Pessoas que lidam com desenhos e pinturas.
Profissionais: desenhistas, pintores, cartunistas, projetistas, artistas plásticos.

8- Inteligência Intrapessoal (dentro):

É a capacidade de administrar os próprios conflitos. “Como lidar com as pessoas se não lido comigo?”
Todas as pessoas precisam.

9- Inteligência Interpessoal (entre):

É a capacidade de lidar com os outros.
Todos que lidam com grupos.
Fazem na profissão uma interação entre as pessoas.
Específica daqueles que lidam com pessoas, grupos, tem uma ascendência com outras pessoas.
Todas as pessoas precisam.
Profissionais:
professores, orientadores, coordenadores, diretores, médicos, psicólogos.

Observando as características das Inteligências torna-se mais fácil a identificação das capacidades e habilidades nos indivíduos.
Antunes (2001) deixa claro que as Inteligências se integram e pode haver mais de uma inteligência desenvolvida no ser humano.
É imprescindível o conhecimento dos três níveis das Inteligências Múltiplas: elevadas, medíocres e limitadas em si e nos alunos para melhor explorar suas infinitas e múltiplas linguagens, de acordo com Antunes o qual sugere em sua obra testes para descobrir as Inteligências Múltiplas tanto dos professores como dos alunos.
O professor deve oferecer aos educandos oportunidades variadas de manifestação, desenvolvimento e expansão das Inteligências independente das suas.

Noêmia A. Lourenço


REFERÊNCIAS

ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. 4ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Revista Veja, Mônica Weinberg, ed. 2018, 25/7/07.





segunda-feira, 20 de julho de 2009

'OUVIR DE VERDADE' É FUNDAMENTAL...

ESCUTATÓRIA
Rubem Alves


Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.Todo mundo quer aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir.Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.Escutar é complicado e sutil.Diz Alberto Caeiro que "não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma".Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.Parafraseio o Alberto Caeiro:"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma".Daí a dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...
Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.Contou-me de sua experiência com os índios: reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio.(Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, [...]. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as idéias estranhas.).Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos, pensamentos que ele julgava essenciais.São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.Se eu falar logo a seguir, são duas as possibilidades.Primeira: "Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado".Segunda: "Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou".Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.O longo silêncio quer dizer: "Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou". E assim vai a reunião.
Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.Eu comecei a ouvir.Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras.A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.


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sexta-feira, 10 de julho de 2009

A CRIANÇA ENTENDE O QUE OUVE "AO PÉ DA LETRA"

“AO PÉ DA LETRA”



A expressão “ao pé da letra” pode ser vista como o entendimento da mensagem exatamente sobre o que ela diz.
Certa vez ouvi uma história a qual tratava sobre um menino de cinco anos que estava na praia com seus pais. Chegando o horário do almoço sua mãe resolveu ir para casa com o objetivo de preparar a refeição. Deixando pai e filho brincando na areia ela recomendou ao marido: “Olha, Fulano, cuidado com esse menino, hein! Não tire os olhos dele, por favor!”
Bem, o filho parecia estar muito distraído, porém, assim que a mãe foi embora ele perguntou ao pai: “Papai, você vai tirar meu olho?”
Ora, o texto tem ar de piada, não é? Mas é sério. Representa o quanto a criança é capaz de observar e os adultos subestimam essa capacidade e como ela leva “ao pé da letra” o que ouve.
Portanto, é primordial que tenhamos muito cuidado ao falarmos com as crianças ou perto delas.
Às vezes o que conta não é o que ouvem, e sim, como interpretam o que ouvem ou o modo como lhe são ditas as palavras. Em ambos os casos pode-se gerar grandes e significativos conflitos de ordem emocional, psíquica, causando baixa autoestima, desestímulo para a vida, insegurança, falta de autoconfiança, medo, pavor até de si mesmas e outros tantos problemas os quais poderão se estender ao longo da vida até a fase adulta, ou ainda venham se manifestar apenas na fase adulta.
Um exemplo recente é o que ocorreu com o saudoso Michael Jackson.
Segundo informações passadas pela mídia, pessoas do mundo inteiro puderam acompanhar, entre tantos fatos expostos sobre sua vida houve um que chamou muito a minha atenção. O pai dele, durante sua infância, o chamava de “macaco” e dizia que seu nariz era “horrível”. Talvez isso tenha lhe traumatizado ao longo de sua existência a ponto extremo de querer modificar a cor de sua pele e reformular o formato do seu nariz, enfim, realizar plástica justamente nos detalhes do corpo que provavelmente mais o incomodavam por conta do que ouviu por tantas vezes do pai. Não somente quis mudar como o fez.
Tudo o que ocorre na nossa vida e na vida alheia não é por acaso. Há um propósito divino que serve para ensinar algo. Nem sempre conseguimos captar os ‘porquês’, pois estamos mergulhados no materialismo desconsiderando cada vez mais a essência do SER. Todavia, quando temos a oportunidade de perceber o que está por trás dos acontecimentos precisamos nos render à reflexão e, no mínimo, tentar aproveitar os ensinamentos.
Retomando o tema do presente texto muitas vezes falamos sem pensar, e se compreendermos que somos “crianças grandes” poderemos comprovar que realmente a situação é delicada. Quantas vezes nos sentimos ofendidos e magoados com o que ouvimos de alguém sobre nós (quando a fala é negativa)? Como nos sentimos quando alguém diz que somos incapazes de realizar algo? Quantas vezes levamos “ao pé da letra” o que nos dizem e acabamos reagindo impensadamente de acordo? E como nos sentimos quando somos elogiados e valorizados?
É de suma importância ter cuidado com a linguagem utilizada com a criança.
Lembro-me de uma situação que ocorreu comigo mesma e sempre que posso a coloco como exemplo.
Quando meu lindo sobrinho-afilhado era bebê toda vez que eu via os pezinhos dele descoberto, sem meia, eu falava: “Eu vou comer o seu pezinho!” (achava lindos os pezinhos dele, aliás, os de todos os bebês são lindinhos, não é verdade?). Conclusão: ao começar a andar e estando já com passos firmes se locomovendo sozinho notei que nas épocas quentes não havia quem conseguisse fazer com que ele usasse sandalinhas ou chinelinhos. Ele não ficava descalço de maneira nenhuma. Não gostava de mostrar os pés. A sorte foi que em tempo me recordei do fato e então tive a ideia de tentar reverter o quadro. Comecei a elogiar os pés dele principalmente quando estavam expostos. Elogiava as sandálias e os chinelos e falava que seus pezinhos ficavam lindos naqueles calçados. Graças a Deus o problema foi superado.
Eu não via maldade ao dizer que comeria o pezinho dele, mas ele, com certeza, levou “ao pé da letra”.
Hoje, sendo psicopedagoga compreendo com mais propriedade essa questão.
Pensem nos inúmeros rótulos que as crianças recebem de seus pais, familiares, professores, pessoas desconhecidas etc.
Quando uma criança é chamada de “burra”, por exemplo, ela pode se ver como um animal de quatro patas, orelhas grandes e se achar diferente dos outros. O problema piora se esse rótulo é dito diante de outras crianças, pois geralmente dão risadas, “tiram sarro”, fazem piadinhas, podendo ocasionar o bullyng.
Portanto, a partir de nós mesmos é possível entender melhor o comportamento das crianças, as causas geradoras de atitudes aparentemente inexplicáveis, muitas delas fora dos padrões sociais e as conseqüências quase sempre desastrosas dessas atitudes.
Noêmia A. Lourenço
Comente você também! Relate experiências! Esse espaço é para isso. Você já pensou na maneira como as crianças interpretam o que vê e ouvem? Observou alguma situação que retrata o conteúdo deste texto?

quarta-feira, 1 de julho de 2009

SUGESTÃO DE TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS (REFLEXÃO) III

PRINCÍPIO DE UMA VIDA MELHOR

“Pedido de uma criança a seus pais”


“Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim, isso faz com que eu me sinta mais segura. Não me estraguem, sei que não devo ter tudo o que peço, só estou experimentando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos, dependo de vocês para saber o que é bom ou mau. Não me corrijam com raiva, aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular. Não me protejam das conseqüências dos meus erros, às vezes, eu preciso aprender pelo caminho mais áspero. Não façam promessas que não possam cumprir mais tarde; lembrem-se de que isto me deixará profundamente desapontada. Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele. Não me desconversem quando eu faço perguntas, senão eu procurarei nas ruas as respostas que não tenho em casa. Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, senão ficarei extremamente chocada quando descobrir algum erro de vocês. Não digam que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forete do que vocês. Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se de que tenho o meu próprio modo de ser. Não viva me apontando os defeitos das pessoas que me cercam, pois isto criará em mim, desde cedo, um espírito intolerante. Não queiram me ensinar tudo de uma vez, nem desistam nunca de me ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram, ou então, daquilo que não plantaram.”

(autor desconhecido)

SUGESTÃO DE TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS (REFLEXÃO) II

ORAÇÃO DA CRIANÇA ELETRÔNICA


Papai do céu,
Não quero te pedir nada de especial nem fora do alcance, como fazem tantas crianças em sua oração da noite.
A Ti, que és bom e protege todas as crianças da terra, venho pedir um grande favor, sem que meus pais fiquem sabendo: transforma-me em um televisor, para que eles cuidem de mim como cuidam da sua TV, e que me olhem com o mesmo interesse com que mamãe assiste à sua novela preferida, ou papai ao jogo de futebol.
Eu quero falar como certos animadores que, quando se apresentam, fazem minha família se calar para os ouvir com atenção e sem nenhuma interrupção.
Ah! Papai do Céu, como eu gostaria de ver minha mãe suspirar diante de mim, como faz quando assiste a desfiles de moda, ou de fazer rir meu pai, tal como o conseguem o Jô e outros humoristas, ou simplesmente que acreditassem em mim quando lhes conto minhas histórias, sem precisar dizer: “É verdade! Eu vi na TV!”
Quero me transformar num televisor para ser o rei da casa, o centro das atenções, ocupando o melhor lugar, para que todos os olhares se voltem para mim.
Quero sentir sobre mim a preocupação que têm meus pais quando surge um defeito no televisor, chamando logo um técnico para o concertar ...
Quero ser um televisor para me tornar o melhor amigo de meus pais, o que mais influi em suas vidas, para que se lembrem de que sou filho e aquele que, afinal, lhes mostrará mais a paz que a violência.
Papai do Céu, por favor, deixe-me ser um televisor ao menos um dia de minha vida!


(Adaptado de “Informativo NOTIMOVIL”, Buenos Aires, setembro / 97)

SUGESTÃO DE TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS (REFLEXÃO) I

Um menino, com voz tímida e os olhos de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
--- Papai, quanto o senhor ganha por hora?
O pai, num gesto severo, responde:
--- Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado.
Mas o filho insiste:
--- Mas papai, por favor, diga, quanto o senhor ganha por hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu:
--- Três reais por hora.
--- Então, papai, o senhor poderia me emprestar um real?
O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
--- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não amole mais, menino aproveitador.
Já era noite, quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez quem sabe, o filho precisasse comprar algo.
Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quanto do menino e, em voz baixa, perguntou:
--- Filho, está dormindo?
--- Não, papai! (respondeu sonolento o garoto).
--- Olha, aqui está o dinheiro que me pediu. Um real.
--- Muito obrigado, papai, (disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama). Agora já completei, papai. Tenho três reais. Poderia me vender uma hora do seu tempo?


(autor desconhecido)

Reflexão:

Será que estamos dedicando tempo suficente aos nossos filhos?
Nunca é tarde para mudar.
Afinal, a vida continua.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A VISÃO DO PROFESSOR

SÍNDROME DE DOWN (INCLUSÃO)

DEFICIÊNCIAS (Mário Quintana)

RESPONSABILIDADE

PARÁBOLA DO LÁPIS

A PIPOCA (Rubem Alves)


[ Principal ][ Biografias ][ Releituras ][ Novos escritores ]
© Projeto ReleiturasArnaldo Nogueira Jr
22/06/2009 - 12:28:25
Rubem Alves
Biografia e Bibliografia
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A pipoca
Rubem Alves
A culinária me fascina. De vez em quando eu até me até atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras do que com as panelas.Por isso tenho mais escrito sobre comidas que cozinhado. Dedico-me a algo que poderia ter o nome de "culinária literária". Já escrevi sobre as mais variadas entidades do mundo da cozinha: cebolas, ora-pro-nobis, picadinho de carne com tomate feijão e arroz, bacalhoada, suflês, sopas, churrascos.Cheguei mesmo a dedicar metade de um livro poético-filosófico a uma meditação sobre o filme A Festa de Babette que é uma celebração da comida como ritual de feitiçaria. Sabedor das minhas limitações e competências, nunca escrevi como chef. Escrevi como filósofo, poeta, psicanalista e teólogo — porque a culinária estimula todas essas funções do pensamento.As comidas, para mim, são entidades oníricas.Provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu.A pipoca, milho mirrado, grãos redondos e duros, me pareceu uma simples molecagem, brincadeira deliciosa, sem dimensões metafísicas ou psicanalíticas. Entretanto, dias atrás, conversando com uma paciente, ela mencionou a pipoca. E algo inesperado na minha mente aconteceu. Minhas idéias começaram a estourar como pipoca. Percebi, então, a relação metafórica entre a pipoca e o ato de pensar. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível.A pipoca se revelou a mim, então, como um extraordinário objeto poético. Poético porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se pôs a dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela. Lembrei-me do sentido religioso da pipoca. A pipoca tem sentido religioso? Pois tem.Para os cristãos, religiosos são o pão e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, a mistura de vida e alegria (porque vida, só vida, sem alegria, não é vida...). Pão e vinho devem ser bebidos juntos. Vida e alegria devem existir juntas.Lembrei-me, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella, sábia poderosa do Candomblé baiano: que a pipoca é a comida sagrada do Candomblé...A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido.Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista de tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a idéia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos.Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado.Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma simples operação culinária, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das pipocas!E o que é que isso tem a ver com o Candomblé? É que a transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa — voltar a ser crianças! Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! — e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro."Morre e transforma-te!" — dizia Goethe.Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. Falando sobre os piruás com os paulistas, descobri que eles ignoram o que seja. Alguns, inclusive, acharam que era gozação minha, que piruá é palavra inexistente. Cheguei a ser forçado a me valer do Aurélio para confirmar o meu conhecimento da língua. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar.Meu amigo William, extraordinário professor pesquisador da Unicamp, especializou-se em milhos, e desvendou cientificamente o assombro do estouro da pipoca. Com certeza ele tem uma explicação científica para os piruás. Mas, no mundo da poesia, as explicações científicas não valem.Por exemplo: em Minas "piruá" é o nome que se dá às mulheres que não conseguiram casar. Minha prima, passada dos quarenta, lamentava: "Fiquei piruá!" Mas acho que o poder metafórico dos piruás é maior.Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á".A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira..."Nunca imaginei que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu".
O texto acima foi extraído do jornal "Correio Popular", de Campinas (SP), onde o escritor mantém coluna bissemanal.
Rubem Alves: tudo sobre sua vida e sua obra em "
Biografias".



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quinta-feira, 18 de junho de 2009

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

AVALIAÇÃO: O QUÊ? PARA QUÊ? POR QUÊ? COMO?


Outro tema polêmico.
Segundo Luckesi (1997),

“um educador que se preocupa com que sua prática educacional esteja voltada para a transformação, não pode agir inconsciente e irrefletidamente. Cada passo de sua ação deve estar marcado por uma decisão clara e explícita do que está fazendo e para onde possivelmente está encaminhando os resultados de sua ação”.




Diante dessa afirmação, o que a escola avalia no processo de ensino e aprendizagem? O que o professor avalia? Como? Avaliam o que o aluno sabe, como ele sabe, ou o que ele ainda não sabe?
A ‘nota’ é dada pelo que o aluno é, pelo que ele faz ou pelo que aprendeu?
Como são elaboradas as ‘provas’?
Quando o aluno mostra que aprendeu, há dúvidas por parte de quem ensinou? Houve ensino? Houve aprendizagem?
Essas questões foram levantadas a partir de depoimentos de pais e alunos.
Um educando, na época do fato com 8 anos, encaminhado a um especialista, psicopedagogo, conseguiu superar suas dificuldades quanto a leitura e escrita. Aprendeu a ler, interpretar, seqüenciar histórias, escrever. Em matemática não tinha problemas. Aos 9 anos, já no ano posterior (aqui no 4º ano), a professora parabenizou-o e à mãe confirmando estar ele alfabetizado.
Certo dia, a mesma professora aplicou uma ‘prova’ (avaliação) em que a maior exigência foi a sequência lógica de uma história. O aluno acertou tudo. A professora colocou o símbolo ‘c’ em todas as questões, porém junto ao ‘c’ de cada resposta certa escreveu: ‘copiou’, ‘copiou’, ‘copiou’.
O educando ficou tão indignado que a primeira coisa que falou à sua mãe quando a encontrou foi: “Mãe, olha o que a professora fez! (mostrando a prova) Ela não acreditou que eu já sei fazer isso e disse que copiei tudo de outro colega.
Pronto! Acabou, mais uma vez, o estímulo do menino.
Vamos analisar: se ele copiou todas as respostas, o que estava fazendo a professora enquanto os alunos realizavam a ‘prova’? Ela estava na sala de aula? Estava atenta ou distraída? Se estava atenta ela viu o aluno copiando dos colegas e não se manifestou? Por quê? Para depois constrangê-lo?
Assim ele se sentiu, constrangido.
Outra situação. Expressão de um aluno do Ensino Superior: “Não acredito! O professor ‘mandou’ estudar um conteúdo extenso para a ‘prova’, e na ‘prova’ não caiu nada do que foi estudado. Tirei “zero”.
Nota-se que o problema “avaliação” ocorre em todos os níveis de ensino. Faz reportar para as questões presentes no início deste texto.
Diz-se que a ‘nota’ do aluno é a do professor. Será verdade?
No primeiro caso relatado, pensando por esse prisma, a professora não acredita na própria capacidade de ensinar?
No segundo caso, o professor conhecia de fato o conteúdo solicitado para estudo? O que o fez substituí-lo?
Existe quem tem ‘zero’ conhecimento?
Vale ressaltar que o propósito de todo o conteúdo postado neste blog é contribuir na tentativa de melhorar a qualidade de ensino, principalmente prevenindo contra problemas de aprendizagem.
Sabe-se que a tarefa de professor, pais, coordenador pedagógico, diretor escolar é árdua, especialmente no século XXI, período de grandes transformações no universo em todos os sentidos. Por outro lado, educar, ensinar, é parte essencial no processo formativo e educativo cabendo aos responsáveis por tais funções “fazer” de acordo.
Não dá para ser pai e mãe sem educar, ser professor sem ensinar, ser coordenador sem coordenar, ser diretor sem dirigir.
Coletividade, reflexão e conscientização fazem a diferença.
O Psicopedagogo existe para auxiliar oferecendo recursos muitos vezes não percebidos.
O importante é manter o foco no sujeito aprendente, nas suas necessidades, facilitando seu desenvolvimento e o do processo educacional.

Noêmia A. Lourenço







Referência Bibliográfica

LUCKESI, Cipriano C.. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 6ed. São Paulo: Cortez, 1997.


ESCOLA E INCLUSÃO: QUAL O SIGNIFICADO?

ESCOLA

Muito se discute acerca da qualidade da escola e do ensino, entendendo que realmente devem formar e transformar para a cidadania e que tenham significado de modo a evitar a pergunta: “Por que tenho que ir à escola?”.
Entre uma discussão e outra se verifica grandes contradições entre “o que se diz” e “o que se faz”. É notório também que nem sempre há o senso pedagógico.
Ao contrário do passado, não tão distante, os envolvidos no processo educativo não ‘falam a mesma língua’, embora tenham que seguir a mesma linha de trabalho. Comprova-se observando a situação de cada unidade escolar, pública ou particular.
Enquanto isso o sujeito principal (aluno) fica a mercê de um sistema controverso esperando que alguém olhe para ele e lhe ofereça o que de fato precisa.
Diante dessa problemática, (é um problema grave o qual exige atenção, reflexão e ação), como resolver? Partir de qual ponto?
O depoimento de um adolescente registrado num vídeo postado neste blog dia 17/06/09 cujo título é “Escola gerando Traumas” oferece como instrumentos para reflexão, respostas a essas indagações.
Acredita-se ser sumariamente impossível ouvi-lo (o adolescente no video) sem se prostrar à frente de si mesmo e avaliar a própria influência sobre os educandos e/ou ‘fazer vistas grossas’ para uma realidade tão cruel!
Mesmo assim há quem duvida e diz: “Ah, esse moleque está cheio de graça, não sabe o que está falando!”
Ainda que ele não soubesse o que fala, certamente, sabe o que sente, como qualquer indivíduo e conhece muito bem as próprias aspirações.
A seguir o assunto abordado será Inclusão. Mais um dilema, ou melhor, fazem da inclusão um dilema.



INCLUSÃO


Outra questão que incita fervorosos debates.
O que se entende por ‘incluir’?
A resposta, segundo o Dicionário de Português (Edições Poliglotas / Melhoramentos) esclarece e já nem seria necessário debater devido a clareza, tratando dos indivíduos com necessidades especiais.
Incluir significa: inserir, introduzir, abranger, compreender, conter em si, fazer parte.
A partir desses significados, por que não integrá-los à sociedade?
É óbvio que cada qual participa conforme suas condições, todavia precisam de apoio. É interagindo com o meio e todos que nele há que esses indivíduos se desenvolvem.
No que tange as escolas, adaptações se fazem necessárias principalmente a humana.
Na década de noventa, por exemplo, as classes especiais ficavam isoladas. Os professores dessas classes sentiam-se perdidos porque tudo o que se dizia era direcionado somente ao ensino regular.
Atualmente, está havendo integração, pois os alunos com necessidades especiais não ficam separados do grupo escolar. Eles freqüentam as salas ditas comuns (regular). Porém, vê-se que ainda há preconceito e discriminações.
Pensando na capacidade que tais indivíduos têm, não cabe mantê-los afastados dos grupos sociais, o que pode ser verificado num video intitulado “Escola Inclusiva”, também postado neste blog no dia 17/06/09.
No mercado de trabalho há muitas ofertas de trabalho para ‘deficientes’ significando que eles podem tanto quanto nós.
Falando novamente em escola, infelizmente falta preparo dos professores para lidar com a inclusão, pois, como dito anteriormente, há falta de senso pedagógico também em alguns casos. Eles têm dificuldade em utilizar a criatividade e o conhecimento para incluir os alunos com necessidades especiais e então, reclamam, reclamam, reclamam... Bem, é necessário que busquem antes de tudo o conhecimento, é claro.
É fundamental ter atenção quanto a metodologia que deve ser elaborada sempre de acordo com os estilos e modalidades de aprendizagem.
Há salas de apoio (SAPES – Sala de Apoio Pedagógico Especializado) as quais podem ser muito bem aproveitadas. Ali os educadores são especialistas e orientam pais, professores, coordenadores, diretores, enfim. Esses profissionais estão disponíveis para quem quiser auxílio.
O que deve ser evitado é pensar que não adianta incluir porque não há aprendizagem.
Tratando do ser humano, todos têm deficiências e são superadas porque cada um procura adaptar-se à sociedade de alguma forma. Todos são diferentes entre si em todos os aspectos (físico, comportamental, social, cognitivo, emocional, afetivo, psicológico). É POR ISSO QUE SOMOS TODOS IGUAIS.

Noêmia A. Lourenço



sexta-feira, 5 de junho de 2009

METODOLOGIA ADEQUADA

METODOLOGIA ADEQUADA: PREVENÇÃO CONTRA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


Entendendo a metodologia como um conjunto de técnicas de ensino, o professor pode desenvolver um rico trabalho utilizando vários meios promotores da aprendizagem.
É fundamental que a metodologia atenda aos alunos de acordo com o modo de aprender de cada um.
Portanto, observação e atenção por parte do educador é primordial no processo de ensino e aprendizagem.
Muitos casos de indisciplina, por exemplo, são decorrentes de métodos que não correspondem com a necessidade dos educandos.
Normalmente, o professor aplica metodologia unificada.
Considera-se esse tipo de metodologia aquele em que:
- o professor utiliza a mesma metodologia para a classe. Exemplo: passa tarefas na lousa esperando que todos copiem e executem da mesma forma. Todos os dias os alunos permanecem sentados um atrás do outro todo o período da aula;
- alunos em silêncio, sentados como citado no exemplo anterior, o professor é o único a falar. Explica o conteúdo também sentado na cadeira à sua mesa.
- somente o professor fala, porém circulando pela sala, não apresenta recursos visuais ou auditivos (músicas etc.), sua expressão é de hierarquia, séria;
- o conhecimento prévio dos educandos não é explorado e executam atividades prontas, mimeografadas, sendo que numa capinha de ‘prova’ poderiam criar ilustrações ainda que fosse com tema sugerido;
- etc.
Estes são alguns exemplos, provavelmente os mais realizados.
Quais as conseqüências dessas metodologias?
O aluno que tem facilidade em aprender por intermédio do movimento corporal (dinâmicas, dramatizações, gestos, aprender fazendo, utilizando o tato, agindo) encontra dificuldade em se concentrar, prestar atenção, e não tem interesse por métodos que não oferecem oportunidade de ação.
Educandos que aprendem melhor utilizando a visão, observando, também encontram dificuldades principalmente nos 2º e 3º itens supracitado. Eles precisam ver imagens diversas (cartazes, jornais, revistas, fotografias etc.), ver os movimentos do professor, a sua expressão facial, os gestos, enfim.
Há ainda o aluno que prefere a oralidade para aprender. O professor deve permitir que ele se expresse verbalmente, pergunte, comente, dialogue com o professor e o grupo. Ele aprende melhor ouvindo, utiliza o sentido auditivo, por isso as explicações precisam ser claras e variadas. O tom de voz do docente ao explicar é muito importante nas aulas expositivas. Tratando da necessidade de falar, contar, quem sabe não seja o caso daqueles alunos falantes que “atrapalham” a aula!
De modo geral, esses alunos são considerados, por muitos professores, hiperativos e acabam por serem encaminhados a um especialista.
Os diagnósticos precoces devem ser evitados, pois não raro o problema está na diferença entre a metodologia e a maneira como os alunos aprendem.
Esse fator é um contraste que faz com que o educando sinta-se desinteressado, desestimulado, desmotivado.
O ideal seria se os professores conhecessem diversos métodos. Às vezes o sabem, todavia não aplicam por razões explícitas e implícitas. Porém deveriam fazê-lo, pois aí sim estariam atendendo de fato ao processo cognitivo de seus educandos.
Por que se ouve com frequência que é preciso atender especialmente aos alunos com dificuldades de aprendizagem?
Se essa solicitação ocorre certamente é porque precisa mudar o jeito de ensinar esses alunos, pois os demais conseguiram absorver porque a metodologia aplicada foi somente ao encontro dos estilos e modalidades de aprendizagem deles. Por isso é essencial variar, sempre!
P.S. Leia o texto "O QUE BLOQUEOU JOÃOZINHO", postado no mês anterior (Maio/2009)
Noêmia A. Lourenço


Referência Bibliográfica:

ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

_________. Como desenvolver as competências em sala de aula. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.


GÓMEZ, Ana Maria S.; TÉRAN, Nora Espinosa. Dificuldades de aprendizagem: detecção e estratégias de ajuda. EQUIPE CULTURAL (trad.). Brasil: Cultural, S.A.
(www. grupocultural.com)

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 14ª reimp. São Paulo: Cortez, 1994.

VERCELLI, Ligia de Carvalho A. Fundamentos da psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem. UNINOVE

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.


GINÁSTICA HISTORIADA

GINÁSTICA HISTORIADA


Esse tipo de ginástica é aquele em que o(a) professor(a) conta a história e ao mesmo tempo executa os movimentos sugeridos (em negrito).
O(a) professor(a) é o modelo e as crianças vão seguindo-o.
Pode ser utilizada também como dinâmica em reunião de professores e pais.
Essa sugestão é excelente para o desenvolvimento da Psicomotricidade.
Vale ressaltar que é importante, após atividades de movimentos mais intensos, fazer relaxamento. Além disso, é ideal que o(a) professor(a) vivencie as atividades antes de aplicá-la junto aos educandos.
Segue o texto:


FOGO NO CIRCO


O circo estava armado no centro da praça. A lona era muito grande, muito grande mesmo (o professor abre os braços para dar idéia do tamanho da lona e as crianças imitam). Lá dentro havia uma porção de bichos: leão, tigre, girafa, cavalo, onça, urso e um macaco.
Era noite e estava escuro. Os bichos estavam todos dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava conta do circo de noite era o Sr. João, um velhinho que sempre levava na mão uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou e foi andando devagarinho, assim na pontinha dos pés (deslocamento de todo o grupo).
Começou a sentir cheiro de queimado e foi andando mais depressa (marcha), mais depressa, mais depressa... Começou a correr na direção do barulho e viu um fogo ainda pequenininho. Voltou correndo e passou assim, por baixo dos bancos (quadrupedismo).
Para chegar mais depressa à rua, gritou: --- O circo está pegando fogo, o circo está pegando fogo! Começou a juntar gente e logo chegaram os bombeiros.
Vieram muitos carros, e os bombeiros puseram as escadas e foram subindo (trepar) e começaram a jogar água na fogueira que já estava muito grande.
Os leões urravam (imitar), os cavalos relinchavam, os tigres rugiam, os macacos guinchavam. Os pobres macacos, que estavam presos na jaulas, começaram a pular de um lado para outro (saltar), pois o fogo já estava perto deles.
Seu João veio abrir as jaulas. Os macacos subiram pelas grades e começaram a atravessar o circo de um lado para o outro, caminhando por cima de um arame (equilibrar), com muito cuidado para não cair, até chegarem onde não havia mais fogo (colocar no chão uma corda para as crianças andarem em cima).
Os macacos também quiseram ajudar e começaram a jogar (lançar) tudo para fora do circo. Jogaram as bolas, os arcos, as roupas. Tudo que encontraram eles iam jogando.
Então os bombeiros apagaram o fogo.
Os carros começaram a voltar para o quartel dos bombeiros. Iam correndo pelas ruas (correr), com a sirene tocando assim (correr imitando barulho da sirene).
Lá no circo já estava tudo calmo outra vez.
Se João, que tinha tomado um grande susto, agora estava contente, porque tinha salvo todos os bichos. E foi feliz para casa andando (marcha final com todas as crianças cantando). FIM




Extraído de: PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor. 3ed. Belo Horizonte (MG): FAPI. vol. V




Adaptações:

Quadrupedismo: todos se deslocando com mãos e joelhos ao chão.

Trepar: subir em cadeira, banco ou onde for possível.

Equilibrar: andar sobre corda, barbante ou uma linha feita com giz.

Marcha final com todos os participantes cantando: podem cantar a música: “Eu vou, Eu vou, pra casa agora eu vou...”. Podem aproveitar para voltar á sala de reunião, ou à sala de aula ou ainda aos lugares onde estavam sentados. Adaptar ao local e ao momento.

Saltar: pular de uma lado a outro exercitando esquerda e direita (lateralidade).

É muito divertido, descontrai, ensina, além de ser bom para a saúde (qualidade de vida).

Noêmia A. Lourenço

quarta-feira, 3 de junho de 2009

FILME: AS COISAS QUE MORAM NAS COISAS

O filme "As coisas que moram nas coisas" retrata um contexto familiar muito comum e a capacidade infantil de criar, sonhar, imaginar interrompida pela incompreensão adulta.
O pai das crianças, no filme, os rotula de 'desmiolados', porém adiante revela também o próprio poder criativo, que ao que parece não teve quem o ajudasse a desenvolvê-lo e então repete seu processo educativo na criação dos filhos. Além disso, a cooperação, o trabalho em equipe também perdem espaço quando o pai os manda de volta pra casa porque 'estão atrapalhando' na coleta do lixo para o ganha pãp da família.
Ao chegar na escola, as crianças não têm, na maioria das vezes, a oportunidade de expressão, de criação, e são impedidas por métodos inibitórios de usar a criatividade.
Isso pode acarretar bloqueios, desinteresse, baixa autoestima, indisciplina, enfim, podendo gerar dificuldades de aprenizagem as quais poderiam ser evitadas.
Daí a importância de pensar na função da escola como suprimento de necessidades, pois é lá que muitas crianças esperam encontrar o que não têm em casa.
A situação das crianças no filme pode causar consequências desagradáveis a curto, médio ou longo prazo. Há casos em que o problema se instala de tal maneira que chega ao ponto de exigir atendimento especializado.
Noêmia A. Lourenço
Assista ao filme (curta duração) clicando no link à direita do layout. É maravilhoso também para reflexão.

DOCUMENTÁRIO: A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

Esse documentário trata da tão atual e real situação das crianças em tempos modernos.

Provoca reflexão acerca da criança na sua essência. Realidades diferentes. Anseios? Sim.

É necessário conhecer o significado de 'ser criança'. É fundamental refletir sobre o
que a modernidade está fazendo com as crianças.


Compreendemos nossas crianças?

Até que ponto, nós pais, responsáveis e educadores, respeitamos as diferenças e o contexto familiar e social de cada criança?

Como estamos conduzindo o desenvolvimento das crianças contemporâneas?

Estamos colaborando com a evolução tecnológica ao ponto de fazer com que nossas crianças percam a infância ou nem a conheçam e se tornem homens e mulheres precoces?

As crianças gostam dessa antecipação e a entendem ou foram enquadradas sem querer? Afinal, são crianças.

O que estamos fazendo da criança que somos?



Assista ao documentário curta-metragem (curta duração) clicando no link à direita do layout. É maravilhoso!




Noêmia A. Lourenço



terça-feira, 2 de junho de 2009

ORAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A)

Senhor, dá-me sabedoria para semear no coração de meus alunos sementes que, no calor da terra, despontem para a vida cheias de força para contemplar o calor do sol, o ar, a chuva e tantos outros espetáculos da natureza.
Sementes que possam brotar, crescer, frutificar-se, florescer e dar frutos. Frutos do amor ao próximo, da sabedoria, da humanidade, da solidariedade, da união e da paz.
Frutos que suportem tempestades e que possam conduzi-los na realização dos sonhos que se alinhem com Tua vontade, Pai.
Coloca ao lado deles, Senhor, pessoas que os motivem a sonhar, a lutar, a andar em retidão na grandiosa caminhada humana, deixando morrer seus próprios desejos para que sejam feitos os desejos do Pai Celestial.
Pai, capacita-me para que diariamente eu possa regar as sementes que Tu me confiaste na apaixonante missão de educar com o mais profundo amor de meu ser.
AMÉM.


Referência Bibliográfica

SILVA, Mônica Ferreira da. Soluções Pedagógicas. 1.ed. Belo Horizonte (MG): FAPI, 2007. vol. III